quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Fantasmas nas fotos, verdade ou mito?



 Não há como negar que todos nós somos fascinados por alguns mistérios que rolam por aí, como o mundo dos fenômenos inexplicáveis ou paranormais e até a existência (ou não) de seres de outro planeta.

Entre esses fatores, um dos assuntos que encucam muita gente é a aparição de fantasmas em fotografias antigas.

O que realmente intriga as pessoas é que muitas dessas fotografias foram registradas em épocas bastante antigas, em que o computador e seus programas de manipulação de imagens estavam muito longe de existir. Alguns especialistas dizem que são sobreposições ou apenas manchas nos filmes.

Agora, o site australiano de notícias News.com.au consultou um “caça-fantasmas” para tirar a prova e saber se algumas dessas famosas imagens fantasmagóricas são verdadeiras ou falsas.

O especialista no assunto é Rick Burden, que é fundador do site de investigação sobrenatural Ghost Hunters of Australia e Down Under Team Spirit. Ele e sua equipe de 12 pessoas realizam investigações psíquicas, além de oferecer ajuda com qualquer fenômeno paranormal sem explicação e desvendar os mistérios em fotos sinistras. Confira abaixo as histórias das imagens e quais as conclusões reveladas por Burden.

1) Fantasma do bebê no túmulo



Ao visitar o túmulo de sua filha (que morreu aos 17 anos) em um cemitério em Queensland, em 1947, uma mulher tirou esta foto. A história conhecida é a de que, quando o filme foi revelado, ela levou um choque ao ver essa criança na imagem.

Apesar do suposto espírito estar em cima do túmulo de sua filha, ela não reconheceu o bebê. Para o especialista Rick Burden, a imagem é falsa, mas não consta qual a explicação: se foi uma montagem ou mesmo um erro de revelação do filme.

2) O passageiro do banco de trás



Em 1959, um casal foi visitar o túmulo da mãe da esposa, Mabel Chimmery. Antes de voltar para o carro, Mabel bateu uma foto de seu marido, que estava sentado sozinho no carro (pelo menos é o que ele achava).

Ao conferir o filme revelado, a esposa percebeu que havia outra figura no veículo, sentada no banco de trás e que parecia muito com a sua falecida mãe. O especialista Rick Burden tem dúvidas sobre esta e preferiu ficar neutro quanto ao julgamento da veracidade da imagem.

3) A moça na escada




Esta é uma das mais famosas fotos fantasmagóricas difundidas pelo mundo. Conhecida como "The Brown Lady", a fotografia mostra, supostamente, o fantasma de Lady Dorothy Townshend, esposa do Visconde Charles Townshend de Raynham Hall, que viveu na Inglaterra no início do século 18.

A imagem foi capturada em setembro de 1936 pelo Capitão Provand e Indre Shira, dois fotógrafos que foram designados para fotografar Raynham Hall para a revista Country Life. Dizem que a figura assustadora já foi vista muitas vezes na escada, carregando uma lamparina, sorrindo e parecendo ter seus olhos arrancados. Porém, segundo Rick Burden, esta imagem é provavelmente falsa.

4) O senhor na biblioteca




Em 1891, essa fotografia foi registrada por Sybell Corbet na biblioteca Abbey Combermere, na Inglaterra, durante o funeral do Visconde Combermere, que acontecia em um local próximo. A imagem mostra o que seria um fantasma de um senhor idoso sentado na cadeira grande do lado esquerdo. Na época, muita gente acreditou que se tratava do próprio Visconde. Porém, para Rick Burden, a imagem é definitivamente falsa.

5) A observadora




Em 1959, essa foto foi registrada em Alice Springs, supostamente capturando a imagem do que parecia ser uma figura feminina com um longo vestido, olhando para o matagal. Ela estaria segurando binóculos ou é apenas um truque de luz? Talvez seja uma dupla exposição acidental da impressão na imagem. Segundo Burden, não há informações suficientes para dar o parecer definitivo. 

6) O altar e a morte



Esta fotografia foi feita em 1963 pelo Reverendo K.F. Lord na Igreja Newby em North Yorkshire, na Inglaterra. Ele afirma que o local estava vazio quando ele tirou a foto em que aparece uma figura em pé no altar da igreja com um visual de capa escura e face branca.

Supostamente, a foto foi analisada por especialistas que disseram que a imagem não é o resultado de uma montagem com dupla exposição. Mas, para Burden, a imagem é provavelmente falsa.

7) A menina atrás do muro



A mais recente das fotos, esta foi registrada em pelo artista Neil Sandbach, em uma fazenda na Inglaterra onde um casal de namorados estava prestes a se casar. Ele ficou chocado ao descobrir uma figura de pé em um local que ele tinha certeza estava vazio quando tirou a foto.

Os proprietários da fazenda admitiram que haviam visto a figura de uma criança vestida de pijama em várias ocasiões ao redor do celeiro. Segundo o especialista Rick Burden, a imagem é possivelmente falsa.
Como o “caça-fantasmas” realiza o seu trabalho?

Segundo o site de notícias News.au.com, Rick Burden utiliza equipamentos como câmeras de espectro, detectores de sombra, detectores de vibração, gravadores de som, canetas de laser e detectores de campo magnético. Esses itens são geralmente usados para permitir a detecção de um espectro e enfrentar uma aparição.

Quando se trata de fotografias com imagens de fantasmas, Burden afirma que é muito difícil de isso acontecer. "A minha opinião sobre isso é que ainda não temos a verdadeira tecnologia correta para capturar o paranormal em uma base regular. Eu acredito que nós temos a tecnologia parcial, razão pela qual o paranormal pode ser capturado de forma intermitente, mas não completa”, afirma o caça-fantasmas.

Via Megacurioso

Um comentário:

Anônimo disse...

Minha professora de Historia me contou que na época de escola dela, umas pessoa s amigos até viviam uma vida normal uma destas pessoas engravidou e não contou ao marido e ele avia descobrido que ela estava sendo traida pelo proprio marido, a casa onde eles maravam era de 2 pissos, quando ela estava subindo a escadaria e ele descendo ela comentou isto com ele, e para que ela não falasse com ninguém ele a empurrou e ela e o bebe morrerão, dias seguintes as fotos que erão normais começava a aparecer um bebe recem nascido de varia spossições no colo da moça que avia faleçido. Naquela época varias pessoas invertigarão mas ninguem descobrio nada hoje eu estou voltando com a pesquisa se alguem tiver resposta disto por favor me ajunde e divulguem esta histiria